sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Vídeo explicativo: Inicio da Fecundação até a quinta semana do desenvolvimento embrionário.


No post de hoje, resolvemos mudar um pouco. Este vídeo explicativo vai mostrar tudo que foi publicado do inicio (Fecundação) até o ultimo post que foi a quinta semana do desenvolvimento embrionário. 5 semana do desenvolvimento.




sábado, 15 de outubro de 2016

Quinta semana de desenvolvimento embrionário

Na quita semana a cabeça do embrião é quem mais vai se desenvolver em comparação com as outras parte do corpo, pois nessa fase o encéfalo e as proeminências faciais crescem rapidamente.




A face logo entra em contato com as proeminências cardíacas e os brotos dos membros superiores terão forma de remo e o dos membros superiores de nadadeiras.  As cristas mesonéfricas indicam o local dos rins mesonéfricos que são órgãos  provisórios. 

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Quarta semana do desenvolvimento embrionário.

NA QUARTA SEMANA TEMOS O INICIO A ORGANOGÊNESE :

Depois da terceira semana, após a fertilização, o primeiro órgão começa a funcionar, o coração! Durante essa semana o embrião irá ter um desdobramento severo natural, para consequentemente dar origens aos novos órgãos, vindo também as primeiras indicações visíveis dos braços e pernas, que aparecem nos brotos na parte superior e inferior do embrião.



Em constante desenvolvimento das células, aparecem os somitos, que começam a formar a derme e os músculos esqueléticos, consequentemente os ossos da coluna vertebral, crânio e costelas.


segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Terceira semana do desenvolvimento embrionário



 A terceira semana do desenvolvimento embrionário ocorre durante a semana que se segue a ausência do primeiro período menstrual, frequentemente a interrupção da menstruação é a primeira indicação de que uma mulher pode estar grávida. Já podendo ser indicada pela ultra-sonografia na terceira semana ocorre um processo chamado gastrulação, que é formado quando o disco embrionário bilaminar é transformado em trilaminar dando inicio a morfogênese  (desenvolvimento da forma e estrutura de vários órgãos e partes do corpo ). A gastrulação se inicia com a formação da linha primitiva seguida da formação de cada uma das três camadas germinativas (ectoderma, mesoderma, endoderma ) que dão origem origem aos tecidos e órgãos específicos:

Ectoderma: dar origem a epiderme, ao sistema nervoso, a retina, etc.
Endoderma: revestimento epitelial das veias respiratórias e do trato gastrointestinal etc.
Mesoderma:revestimento do músculo liso, forma a maior parte do sistema cardiovascular, células sanguíneas, medula óssea, ossos e músculos estriados , e a órgãos do sistema reprodutivo e secretor.
Linha primitiva: resulta da proliferação e migração das células do epiblasto para o plano mediano do disco embrionário, a linha primitiva forma a mesoderma até o início da quarta semana.
Algumas semanas da linha primitiva migram cefalicamente de cada lado do processo notocordal e em torno da placa pré-cordal, elas se encontram cefalicamente formando o mesoderma cardiogênico na área cardiogênica onde o primórdio do coração começa a se desenvolver. É na terceira semana que surge a notocorda:
  • Define o eixo primitivo do embrião dando-lhe uma certa rigidez 
  • Fornece os sinais necessários para o desenvolvimento do esqueleto axial (ossos da cabeça e da coluna vertebral )
  • Indica o futuro local dos corpos vertebrais a coluna vertebral se forma ao redor da notocorda .
É na terceira semana que também ocorre o processo chamado neurulação que é a formação do tubo neural.

Placa neural e Tubo neural
A placa neural ou ectoderma da placa neural (neuroectoderma) da origem ao sistema nervoso central.
No fim da terceira semana as pregas neurais já começaram a se aproximar e a se fundir convertendo a placa neural em tubo neural.

O sistema cardiovascular começa a ser formado com a ausência do vitelo no ovócito e saco vitelino e pela necessidade de transportar oxigênio e nutrientes para o embrião. Também inicia-se a formação dos vasos sanguíneos.