Ectoderma: dar origem a epiderme, ao sistema nervoso, a retina, etc.
Endoderma: revestimento epitelial das veias respiratórias e do trato gastrointestinal etc.
Mesoderma:revestimento do músculo liso, forma a maior parte do sistema cardiovascular, células sanguíneas, medula óssea, ossos e músculos estriados , e a órgãos do sistema reprodutivo e secretor.
Linha primitiva: resulta da proliferação e migração das células do epiblasto para o plano mediano do disco embrionário, a linha primitiva forma a mesoderma até o início da quarta semana.
Algumas semanas da linha primitiva migram cefalicamente de cada lado do processo notocordal e em torno da placa pré-cordal, elas se encontram cefalicamente formando o mesoderma cardiogênico na área cardiogênica onde o primórdio do coração começa a se desenvolver. É na terceira semana que surge a notocorda:
- Define o eixo primitivo do embrião dando-lhe uma certa rigidez
- Fornece os sinais necessários para o desenvolvimento do esqueleto axial (ossos da cabeça e da coluna vertebral )
- Indica o futuro local dos corpos vertebrais a coluna vertebral se forma ao redor da notocorda .
Placa neural e Tubo neural
A placa neural ou ectoderma da placa neural (neuroectoderma) da origem ao sistema nervoso central.
No fim da terceira semana as pregas neurais já começaram a se aproximar e a se fundir convertendo a placa neural em tubo neural.
O sistema cardiovascular começa a ser formado com a ausência do vitelo no ovócito e saco vitelino e pela necessidade de transportar oxigênio e nutrientes para o embrião. Também inicia-se a formação dos vasos sanguíneos.
Ótimo!
ResponderExcluir