quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Oitava semana do desenvolvimento embrionário

Esta é a última semana do desenvolvimento embrionário! Chanfraduras são visíveis entre os raios digitais dos pés e os dedos das mãos estão separados, mas ainda claramente unidas por membranas. Surge o plexo vascular do couro cabeludo, que forma uma faixa característica na cabeça e os primeiros movimentos voluntários dos membros aparecem. 

No fim da oitava semana, as eminências caudais desaparecem e os dedos ficam mais compridos, fazendo com que o embrião apresente características nitidamente humanas. As pálpebras se fecham, e os pavilhões auriculares começam assumir sua forma final. Já existe diferença nas genitálias externas, porém não são suficientes para que se possa distinguir. 



Sétima semana do desenvolvimento embrionário

Aqui ocorre consideráveis modificações nos membros, aparecem chanfraduras entre os raios digitais das placas das mãos indicando os futuros dedos e a comunicação entre o saco vitelino e intestino primitivo se dá por meio do pedículo vitelino, que é um ducto relativamente estreito. No fim dessa semana inicia-se a ossificação dos membros superiores.

Sexta semana do desenvolvimento embrionário

Ao atingir a sexta semana os embriões apresentam respostas ao toque. Os membros superiores começam apresentar uma diferenciação com o desenvolvimento das placas das mãos e dos cotovelos. São nessas placas que começam a se desenvolver os raios digitais, ou seja, o inicio dos dedos. 

Os membros inferiores só aparecerão 4 a 5 dias após o aparecimento dos membros superiores. Saliências auriculares também surgem nessa semana. A cabeça é grande em relação ao tronco, ficando encurvada sobre a proeminência cardíaca e o olho é bem evidente por causa da formação do pigmento da retina.