terça-feira, 13 de setembro de 2016

Segunda semana do desenvolvimento embrionário.

Um dos principais eventos que ocorre na segunda semana do desenvolvimento embrionário é a implantação completa do blastocisto no epitélio endometrial. O blastocisto é implantado no endométrio por meio do sinciciotrofoblasto a camada de célula mais interna a qual penetra no epitélio dando estabilidade ao blastocisto. 

È nessa fase onde ocorre a formação de um disco embrionário, formado por duas camadas de células o epiblasto e o hipoblasto, os quais irão dar origem aos orgãos do embrião.

Além da formação da estrutura extra embrionaria como a cavidade amniótica, o âmnio o saco vitelino, o pendículo do embrião e o saco coriônico.


Inicialmente durante a formação do disco embrionário bilaminar, aparece um pequeno espaço no embrioblasto que é o primórdio da cavidade amniótica, logo em seguida as células amniogênicas (as quais irão da origem ao âmnio), se separam do epiblasto e se organizam para formar uma fina menbrana o âmnio, estrutura que envolve a cavidade amniótica.

A formação do saco vitelino parte do hipoblasto o qual ira formar o teto da cavidade exocelômica, que ira se unir com a membrana exocelômica formada por células que migram do hipoblasto, para formação do saco vitelino primitivo que em determinado momento ira sofrer modificações diminuindo de tamanho formando um pequeno saco o saco vitelino secundário. do saco vitelino primitivo uma grande parte se destaca podendo ter um papel na transferência seletiva de nutrientes para o disco embrionário dessa forma o trofoblasto absorve o fluido nutritivo das redes lacunais no sinciciotrofoblasto o qual é transferido ao embrião. 

È na fase de formação do saco coriônico onde irão aparecer as primeiras estruturas do córion, que é caracterizado como a parede do saco coriônico formado por três camadas o sinciciotrofoblasto citotrofoblasto e o mesoderma somático extra-embrionário, o qual é dividido pelo celoma em duas camadas o mesoderma somático extra-embrionário que reveste o trofoblasto e cobre o âmnio e o  mesoderma esplânico extra-embrionário que envolve o suco vitelino. È com o mesoderma somático extra-embrionário e as duas camadas de trofoblasto que sera formado o córion.

No final da segunda semana do decimo quarto dia o embrião ainda possui forma de disco embrionário bilaminar mais as células endodérmicas em uma área localizada são agora colunares forma área circular espessada denominada placa pre-cordal que indica o futuro local da boca e o importante organizador da região da cabeça.


Nenhum comentário:

Postar um comentário