sexta-feira, 23 de setembro de 2016

CURIOSIDADE SOBRE A GRAVIDEZ TUBARIA (GRAVIDEZ ECTÓPICA)

GRAVIDEZ TUBARIA OU GRAVIDEZ ECTÓPICA


A gravidez ectópica ou tubaria é a gravidez a qual o ovulo já fecundado (célula ovo ou zigoto), acaba se prendendo a outra estrutura do útero e outros. É mais comum acontecer nas tubas uterinas, por isso o nome tão popular.  Corresponde à nidação do ovo fora da cavidade uterina, e incide em 1,5 a 2% de todas as gestações. A gravidez tubária responde por 95% dos casos.  Pode ocorrer fora do útero, pode se desenvolver nas trompas e suas partes como istimo,ampola,infundíbulo ou até mesmo nas fimbrias,no peritônio (abdominal), no ligamento largo (intraligamentar) e no ovário (ovariana). No útero, fora do seu corpo, pode se implantar no colo (cervical).



CAUSAS
As causas dessa gravidez pode se abranger para vários motivos, como:
Idade entre 25 a 34 anos
A infertilidade da mulher
Algumas doenças sexualmente transmissíveis
Mulheres que já fizerem laqueadura e reconstruíram
Mulheres que tem endometriose
Tabagismo
Fatores hormonais

A gravidez tubaria pode ocorrer na 6 a 8 semana depois do último período menstrual.

SINTOMAS

Náuseas, sensibilidade nas glândulas mamarias, dores abdominais, sangramentos irregulares e atraso menstrual, tonturas, desmaio (quando está mais grave).



DIAGNOSTICO
Uma mulher que já teve essa gravidez sabe o risco que correu, pois o suposto embrião que cresce na tuba uterina ou até mesmo pode passar para o intestino, sabe que o crescimento é indevido, podendo ocorrer vários sintomas, a qual alguns foi ressaltado. Mas o perigo pode ser grande pois a mulher pode sofrer estrangulamento da trompa por conta da indevida gravidez.
O diagnóstico deve ser apresentado precocemente para que o tratamento seja feito logo. O diagnóstico é feito através LAPAROSCOPIA exame realizado na cavidade abdominal, com anestesia para que possa identificar a gravidez ectópica.
 O médico obstetra ou ginecologista pode fazer uma série de perguntas, mas não estranhe, procure responder com clareza a tudo que o medico perguntar.
Dentre essas perguntas pode ser:
·         Quando foi sua última menstruação?
·         Você notou algo incomum durante o último período?
·         Você poderia estar gravida?
·         Você já fez um teste de gravidez? Se sim, foi positivo?
·         Você está com dor?
·         Você está sangrando? Se sim, é um sangramento grave?
·         Você está experimentando alguma tontura ou vertigem?
·         Você já esteve gravida no passado? Se sim, qual foi o resultado?
·         Você já fez alguma cirurgia reprodutiva ou qualquer uma que envolveu suas trompas de falópio?
·         Você já recebeu um diagnóstico de DST?
·         Você já fez fertilização in vintro?
·         Qual a forma de controle de natalidade que você usa, se houver?
·         Você pretende engravidar no futuro?
·         Você está em tratamento para outras condições medicas?
·         Você está tomando algum medicamento?


TRATAMENTO
O tratamento é feito através de cirurgia ou medicamentos. A cirurgia que se chama LAPAROTOMIA, onde o médico cirurgião obstetra fara a abertura na porção abdominal. E o uso de medicamento também pode interromper a gravidez. A cirurgia é feita em casos graves de acordo com o diagnóstico do paciente. E o tratamento com medicamentos é para regulação do hormônio hCG no sangue.




Se você já passou por esse caso, não se assuste, pois a vida continua, e mulheres que passaram por quadros clínicos como esses podem engravidar novamente. Então não desista continue tentando. E pra você mulher que está passando por isso ou está pesquisando para saber se o diagnostico bate com o que você anda sentindo. Procure imediatamente um médico ginecologista ou obstetra enquanto é cedo para realizar os exames.

Nenhum comentário:

Postar um comentário